Consultórios e Horários

Consultórios e Horários



Consultório Barra
Ortobarra - 5·Feira de 14:00 as 18:00
Av. das Americas 3333 Sala 910
Telefone 3325-0870 / 3328-7182 3151-3000 / 3153-1574

WhatsApp
+55 21 98489-3783

segunda-feira, 17 de outubro de 2022

Órtese no Pé Torto Congênito

 Instruções para o uso da órtese 




A órtese é utilizada somente após a correção total do pé torto através das manipulações e gessos seriados. Mesmo quando bem corrigido, o pé torto tem a tendência de recidivar até a idade de aproximadamente 4 anos. A órtese de abdução dos pés, que é a única forma adequada para evitar a recidiva  da deformidade, quando utilizada conforme descrito acima, é efetiva em 90% dos pacientes. O uso da órtese não vai atrasar o desenvolvimento para sentar, engatinhar ou andar. 

A órtese de abdução 

A órtese consiste de uma barra de alumínio ajustável conectadas a botas abertas. A angulação das botas é colocada pelo técnico ortopédico. Os sapatos são retos, e colocados com as fivelas para dentro, para que você não tenha que virar a criança para fechar as tiras e os cadarços. A tira dorsal do pé é muito importante, e deve segurar o pé na posição. Na parte interna da bota, acima do calcanhar, há um coxim rosa que se adapta adequadamente ao calcanhar; ele também impede que o calcâneo escorregue para fora da bota.

 Esquema de uso da órtese 

Assim que o último gesso for retirado, o uso da órtese se inicia. A criança deve usar a órtese 23 horas por dia nos primeiros 3 meses após a retirada do gesso. A órtese deve ser retirada somente para o banho. Depois desse período, a órtese deve ser utilizada somente à noite e quando a criança dorme durante o dia por 3 a 4 anos. Seu médico vai decidir sobre a duração do uso da órtese dependendo da gravidade do pé torto. Por isso, não termine o tratamento antes da hora. Se você estiver inseguro, pergunte a seu médico.

 Instruções de uso 

1. Sempre use meias de algodão que cubram o pé em toda a extensão onde a bota encosta no pé e na perna. A pele de seu bebê pode ficar sensível após o último gesso; então, você poderá usar duas meias em cada pé durante os dois primeiros dias. Após os segundo dia, use apenas uma meia em cada pé. 

2. Se a sua criança não ficar irritada na colocação da órtese, preste atenção em colocar primeiro a bota no pé pior, e depois a bota no pé melhor. No entanto, se seu bebê chutar muito na colocação da órtese, coloque primeiro o melhor pé, porque aí a colocação do segundo ficará mais fácil.

 3. Segure o pé dentro da bota e prenda a tira dorsal primeiro. A tira ajuda a manter o calcanhar embaixo, encostado na palmilha. Não marque o furo na tira dorsal porque, com o uso, o couro vai amolecer e um novo furo pode ser utilizado. 

4. Observe se o calcanhar da criança está bem embaixo na bota, puxando a perna para cima e para baixo. Se os dedos estiverem se movendo para frente e para trás, o calcanhar não está na posição adequada, e portanto ele deve ser novamente posicionado ajustando-se a tira dorsal. Uma linha pode ser traçada na palmilha, indicando a posição adequada dos dedos; os dedos devem estar nessa linha se o calcâneo estiver na posição correta. 

5. Amarre o cadarço firmemente, mas cuidado com a circulação. Lembre-se: a tira é a parte mais importante. O cadarço é utilizado para ajudar a segurar a bota no pé.

 6. Observe se os dedos estão retos e não estão dobrados. Até que você tenha certeza disso, você poderá cortar as meias para ver claramente todos os dedos. 

Ajuste a órtese 

A órtese pode ser ajustada pelo seu técnico, mas você poderá ser responsável pelas trocas de botas e abertura da barra à medida que a sua criança cresce. Troque as botas somente quando os dedos da criança dobrarem sobre a borda da bota. A adução do antepé (curva para dentro) geralmente não recidiva, e portanto esperar não afetará a correção e você irá economizar. Se você não souber qual o tamanho das botas na barra, meça o comprimento dos sapatos e fale com seu técnico de órtese. Novos sapatos devem ser dois tamanhos maiores do que os atuais. Você pode contactar o seu técnico para pedir novas botas para a sua órtese. Parafusos são utilizados embaixo das botas para conectá-las à órtese. Marque a angulação na barra antes de pedir novas botas para que as angulações corretas sejam mantidas. Conecte as botas à órtese com as fivelas para o lado de dentro. Você deve ajustar o comprimento da barra; a distância entre os parafusos centrais deve ser a distância entre a borda externa dos ombros. Marque uma linha no contorno dos dedos na primeira vez que a órtese é colocada, para indicar a posicão do pé quando o calcâneo está posicionado adequadamente. 

Dicas úteis 

1. Provavelmente, sua criança ficará irritada com o uso da órtese nos primeiros 2 dias. Isso não ocorre devido a dor mas sim porque a órtese é algo novo e diferente. 

2. Brinque com sua criança usando a órtese. Essa é a chave para acabar com a irritabilidade de uma forma rápida. A criança não consegue mexer as pernas independentemente. Você deve ensinar sua criança que ela pode chutar a mover a órtese com os dois pés juntos. Isso é possível segurando-se a barra e empurrando e puxando suavemente com a flexão das pernas. 

3. Torne o uso da órtese uma rotina. As crianças aprendem facilmente se o tratamento for uma rotina em sua vida. Durante os 3 a 4 anos de uso noturno da órtese, coloque a órtese toda hora que a criança vai para o seu “local de dormir”. A criança vai saber que aquela hora do dia a órtese precisa ser usada. A sua criança resistirá muito menos se você tornar o uso da órtese parte da rotina diária da criança

 4. Proteja a barra. Uma cobertura de barra de bicicleta pode ser usada. Protegendo a barra, você protegerá sua criança, você mesmo, e seus móveis. 

5. Nunca use nenhum creme em pontos vermelhos na pele de sua criança. Cremes fazem o problema piorar. Um pouco de vermelhidão é normal com o uso. Bolhas e manchas vermelhas, especialmente no calcanhar, indicam geralmente que a órtese não está firme no pé. Certifiquese que o calcâneo está na posição correta, encostando na palmilha da bota. Se você perceber qualquer marca vermelha, ou bolha, fale para seu médico.

 6. Se a sua criança continua a sair da órtese, e o calcanhar não está para baixo o suficiente, tente o seguinte: a. Ajuste a tira dorsal mais um furo. b. Ajuste o cadarço mais firme c. Tire a língua da bota (o uso da bota sem a língua não machucará sua criança) d. Tente amarrar o cadarço de cima para baixo, para deixar o laço sobre os dedos

 7. Periodicamente, ajuste o parafuso na barra.